A ARCADIS Logos é uma empresa criada em 2006 para atuar como holding da Rede ARCADIS no Brasil, comandando empresas de consultoria e engenharia que desenvolvem desde atividades de conceituação até as de implantação de um empreendimento.

A ARCADIS é uma das mais extensas e abrangentes redes globais, líder em prestação de serviços de consultoria e engenharia nos setores de infra-estrutura, meio ambiente e edificações.

Com faturamento anual da ordem de 1,2 bilhões de euros e cerca de 11.000 colaboradores, conta com cerca de 200 escritórios em mais de 70 países.

 








Novo ano, novos desafios, nova organização

A Diretoria da ARCADIS Logos S.A. comunica aos seus Clientes, Fornecedores e Instituições Financeiras, aos seus Colaboradores e Parceiros e ao mercado em geral que, em Assembléia Geral Extraordinária realizada em 29 de Dezembro de 2011, incorporou suas subsidiárias operacionais: (i) Logos Engenharia S.A., (ii) Enerconsult S.A.; e (iii) ARCADIS Tetraplan S.A..

ARCADIS Logos S.A. é uma empresa brasileira integradora de serviços de engenharia, em permanente evolução, de forma a adaptar-se a demanda de serviços de seus mercados. Iniciou suas atividades em 1970 como Logos Engenharia S.A. para ser, à época, a primeira empresa brasileira de consultoria de engenharia com dedicação exclusiva a atividade de Gerenciamento de Projetos.

Após quase 30 anos de grande sucesso em suas atividades, em 1999, nos alvores da globalização, a Logos Engenharia associou-se à ARCADIS NV, empresa global, de capital aberto e sede em Amsterdam, fundada na Holanda em 1888.

Para atender a necessidade de ampliação do seu campo de atividades e ao crescente mercado brasileiro de engenharia, a ARCADIS Logos promoveu, ao longo dos últimos anos, um continuado processo de mudança organizacional e empresarial, muito além de iniciativas endógenas de diversificação. Assim, a especialização da LOGOS ENGENHARIA em Gerenciamento foi ampliada com outras capacitações e especializações, através da aquisição de empresas tradicionais atuantes em outros campos, como a ENERCONSULT, em Projetos; a HIDROAMBIENTE, em Remediação Ambiental; a TETRAPLAN, em Planejamento Estratégico e Ambiental; e a INTERPLAN, em Saneamento.

Dando continuidade ao seu processo de modernização e evolução, em busca do melhor e mais completo atendimento aos clientes, todas essas empresas subsidiárias da ARCADIS Logos foram agora integradas em uma mesma organização, tendo por objetivo a simplificação da sua estrutura societária, operacional e administrativa. A ARCADIS Logos S.A passa agora a atuar efetivamente como uma empresa integrada de engenharia, consolidando as atividades tradicionalmente exercidas pelas suas empresas subsidiárias operacionais (i) Logos Engenharia S.A., (ii) Enerconsult S.A. e (iii) ARCADIS Tetraplan S.A., e equipando-se com todos os recursos anteriormente distribuídos entre estas empresas.

A incorporação realizada propiciará maior eficiência aos serviços e negócios conduzidos anteriormente de forma independente pelas empresas incorporadas pela ARCADIS Logos S.A., quer pela unificação dos respectivos recursos humanos, quer pela centralização dos controles internos e externos desses negócios, com reflexos positivos no acompanhamento, na orientação e na correção dos pontos ou áreas que apresentem ineficiências, quer, enfim, pela canalização dos investimentos e atenções para apenas uma unidade empresarial.

Com efetivo superior a 2.500 colaboradores em tempo integral, majoritariamente de nível universitário, distribuídos ao longo do Brasil e em alguns outros países, a ARCADIS Logos está capacitada para atuar em todos os mercados e em todas as etapas do Ciclo de Implantação de um Empreendimento, desde a fase inicial de Consultoria de Concepção e Estudos Ambientais, focada no desenvolvimento de Planos Ambientais Estratégicos, Licenciamento Ambiental e Gestão de Programas Ambientais, até as fases de implantação efetiva, com atividades de Projeto, Engenharia do Proprietário, Gerenciamento Integral e Setorial e Supervisão de Implantação. A ARCADIS Logos está capacitada, também, para atender a demanda de seus clientes de gestão de resíduos sólidos e remediação de passivos ambientais de alta complexidade.

Considerando a extensão do território nacional e sua presença geográfica, a ARCADIS Logos, com sede em São Paulo, atuará de forma descentralizada, com suas atividades sendo desenvolvidas por três Divisões Operacionais, nove Unidades de Negócio e cinco Diretorias Regionais, para coordenação e apoio aos Escritórios de Projeto e aos Clientes, com focos preferenciais em: (i) Mineração, Siderurgia e Metalurgia; (ii) Indústria de Papel e Celulose, Cimento e outras; (iii) Óleo e Gás; (iv) Energia Elétrica: Geração e Transmissão, Hidroeletricidade, Termeletricidade , Biomassa; (v) Recursos Hídricos e Saneamento; (vi) Desenvolvimento Urbano: Transportes de Massa, Reurbanização, Programas Habitacionais e Serviços Urbanos e (vii) Programas e Soluções Ambientais.

Além de sua expressiva atuação no mercado brasileiro, a ARCADIS Logos também operará no exterior, em projetos na América do Sul, África, Ásia e Oriente Médio, para atender a demanda de seus clientes tradicionais. Atualmente, a empresa participa de projetos na Argentina, em Omã e na Malásia e conta com a capacitação global de sua empresa controladora, ARCADIS NV, para atender a demanda de seus clientes nos mercados mundiais relevantes, em todos os continentes.

A partir de 30 de dezembro de 2011 e sem qualquer solução de continuidade, os serviços contratados pelas empresas incorporadas passarão a ser desenvolvidos normalmente pela ARCADIS Logos S.A., mantendo-se os atuais responsáveis pelos Projetos junto aos Clientes e sem alteração das equipes alocadas aos Contratos.

A Diretoria da ARCADIS Logos S.A. passa a ter a seguinte composição :

Diretor Geral
Manoel Antonio A. Avelino da Silva

Diretor de Controladoria
Eric de Kruif

Diretor de Integracão e Apoio
Carlos Augusto Blois Pera

Presidente da Divisão de Negócios – Indústria
Celso de Oliveira Azevedo Filho

Presidente da Divisão de Negócios - Infraestrutura
José Carlos Valsecchi

Presidente da Divisão de Negócios – Meio Ambiente
em aberto

Vice-Presidentes / Diretores Executivos de Unidades de Negócios
André M. Rebouças
Antoninho Vicente de Zoppa
Cristovam Soares Magalhães
Durval Bacellar Junior
Edison Neves Pires
Fernando da Costa Cattapan
Filipe M. Biazzi
Gilson Carlos de Paiva
Jaime Elias Pesce
Jair Carlos Roxo
Júlio César B. Neves
Marcio Belluomini Moraes
Maria Cláudia Paley Braga
Karin F. Formigoni
Ronaldo Pellicer Duarte dos Santos
Rosa Maria B. Chamma

Neste momento em que encerra-se mais um Ano de intensos trabalhos, a Diretoria da ARCADIS Logos S.A. aproveita também para manifestar seus agradecimentos a todos os seus Colaboradores, Parceiros e Clientes pelos resultados já alcançados e desejar a todos um Feliz Ano 2012, cheio de Paz, Saúde, Segurança e com muitas novas realizações para todos.

Finalmente, a Diretoria da ARCADIS Logos S.A vale-se ainda deste momento para homenagear e agradecer a todos os sócios que se desligaram da companhia em Julho de 2011, e aos sócios-fundadores já falecidos, pela sua imensa contribuição, por mais de quarenta anos, para criar, desenvolver e ampliar a nossa capacitação até o nível de empresa que hoje nos orgulhamos ser. Nossos sinceros e eternos agradecimentos aos sócios Albertina Vilela Montenegro (sócio-fundador), Antonio João Oliveira Rocha, Carlos Fernando de Oliveira Caleiro (sócio-fundador), Carlos Fernando Correia Caleiro, César Rabello Cotrim (sócio-fundador), Fábio Paiva Garcia (sócio-fundador), Flávio Côrrea Próspero, José Affonso Junqueira Netto (sócio-fundador), José da Costa Carvalho Neto, João Araújo Souza, Ladi Biezus (sócio-fundador), Manoel Luis Menocchi Túbio (sócio-fundador),Rodolfo Vilela dos Reis e aos sócios-fundadores já falecidos Cassiano Pinheiro Maciel, Erasmo Moura e Gilberto Alves Ferreira.

São Paulo, 30 de dezembro de 2011.
Logos é um termo tomado de empréstimo à cultura helênica para simbolizar uma capacitação técnica inovadora. Logos, isto é "verbo", exprime ação. ARCADIS é um nome que deriva de Arcádia, segundo a mitologia grega, o melhor lugar para se viver na Terra.
 
Ambos os termos ajudam a demonstrar comprometimento com um trabalho alinhado com os clientes, de busca contínua de excelência e de formação de um bom lugar para se viver.
Imagine o resultado.